quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MAGNIFICAT - CANÇÃO DE MARIA

Magnificat (também conhecida como Canção de Maria) é um cântico entoado (ou recitado) frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas, onde é recitado pela Virgem Maria na ocasião da Visitação de sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.
O cântico ecoa diversas passagens do
Antigo Testamento, porém a alusão mais notável são as feitas à Canção de Ana, dos Livros de Samuel. Juntamente com o Benedictus, e diversos outros cânticos do Antigo Testamento, o Magnificat foi incluído no Livro de Odes, uma antiga coletânea litúrgica encontrada em alguns manuscritos da Septuaginta.
No cristianismo, o Magnificat é recitado com mais frequência dentro da
Liturgia das Horas. No cristianismo ocidental o Magnificat é mais cantado ou recitado durante o principal serviço vespertino: as Vésperas, no catolicismo romano, e a Oração Vespertina (Evening Prayer ou Evensong, em inglês), dentro do anglicanismo. No cristianismo oriental o Magnificat costuma ser cantado durante as Matinas de domingo. Em certos grupos protestantes o Magnificat pode ser cantado durante os serviços de culto.
(Tradução oficial da CNBB)
A minh'alma engrandece o Senhor e se alegrou o espírito em Deus, meu Salvador.Pois ele viu a pequenez de sua serva; desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Seu amor de geração em geração chega a todos que o respeitam.Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.De bens saciou os famintos e despediu sem nada os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.Como havia prometido aos nossos pais em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Lucas, 1:46-55
2 Samuel, 2:1-10.

Nenhum comentário: