domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como surgiu:

O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja Católica, da Pastoral Familiar, em favor das famílias. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore. "Começou porque Deus quis, e a presença e a atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade'' (Pe. Alfonso Pastore).

Definição:

O Encontro de Casais com Cristo - ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para evangelizar a família, primeiro núcleo da inculturação e da evangelização, "Igreja Doméstica" e "santuário da vida" e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrado na pastoral de conjunto da Arquidiocese, constituindo-se num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar.

"O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento". Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. O ECC apresenta-se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA. O serviço de Pastoral Familiar do ECC é essencialmente paroquial. Esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais. O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte. A meta não é o ECC. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. O ECC é um serviço às famílias. É feito por casais para casais.

O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atuais, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e de sua Doutrina Social. A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele , sob a orientação dos Conselhos Nacional, Regional e (Arqui)Diocesano, é organizado e realizado em nível Paroquial. "Esta é a sua característica vital. Quem lhe retirar essa característica arranca-lhe a alma. É um serviço familiar e paroquial" (Pe. Alfonso Pastore, 1983).

Nenhum comentário: